Semana da Cidadania & Combate a Corrupção

03 de março de 2020 16:41

É com muita satisfação de dever cumprido, que o Observatório Social do Brasil de Irati realizou entre os dias 01 e 05 de abril a SEMANA DA CIDADANIA & COMBATE A CORRUPÇÃO, em decorrência da Lei Municipal Nº4611/2018.

O objetivo deste Evento foi de chamar a atenção da população sobre a conscientização do Dia Municipal de Combate à Corrupção, comemorado em 7 de abril. Tendo também como finalidade conscientizar, mobilizar, instigar à reflexão e mudança de atitude do cidadão e comunicar à sociedade a missão do Observatório Social, através de um ciclo de palestras.

No dia 01/abril, tivemos a palestra do Ney da Nóbrega Ribas que é Presidente do Observatório Social do Brasil. Presidiu por duas gestões o Observatório Social do Brasil – Seção Campos Gerais, tendo sido um dos fundadores. Realizou mais de 100 palestras sobre Controle Social e Prevenção à Corrupção. Em sua palestra Palestra Ney abordou o tema: A IMPORTÂNCIA DOS OBSERVATÓRIOS SOCIAIS E COMBATE A CORRUPÇÃO.

No segundo dia, 02/abril, foi a vez do José Claudio Gomes Bastos, que falou sobre Fiscais de Contratos. José Claudio é analista de Controle do Tribunal de Contas do Estado do Paraná, formando em Direito pela Faculdade Objetivo de Goiânia, com especialização em Gestão Pública, Direito Empresarial e Direito Imobiliário, atuou em diversos setores do Tribunal e participou de auditorias e inspeções nos municípios do Estado, sendo atualmente o Diretor Administrativo do TCE.

Na quarta-feira dia 03/abril, tivemos a palestra sobre Complice, que foi ministrada pela Letícia Sugai que é Sócia fundadora da Veritaz – Gestão de Riscos e Compliance e Diretora do Instituto Paranaense de Compliance (IPACOM). É graduada em administração de empresas pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Especialista em Compliance (CEC) pelo Instituto ARC e tem MBA em gestão de riscos corporativos pela Faculdade de Engenharia São Paulo (FESP). Possui também especialização CCA-1 (Certificada em Compliance e Anticorrupção) pela Legal Ethics Compliance (LEC).

04/abril, quinta-feira, escutamos sobre “a importância dos Conselhos Municipais”, e quem palestrou sobre foi a Viviane Silva que é Assistente Social, possui Especialização em Questão Social pela UFPR. É Coordenadora de projetos no Observatório Social de Curitiba ha 2 anos e também é Supervisora do Projeto “Diagnóstico dos Conselhos Municipais” pelo OSB Curitiba.

E pra finalizar a semana com chave de ouro, no dia 06/abril, sexta-feira, tivemos a oportunidade de ouvir o Juiz Federal André Wasilewski Duszczak sobre Combate a Corrupção. André que também é Mestre em Direito Econômico e Desenvolvimento pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Mestre em Direito comparado pela Universidade de Samford/EUA e Professor da Escola da Magistratura Federal do Paraná.

Deixamos aqui registrado nossos agradecimentos aos palestrantes que abrilhantaram o evento com seus conhecimentos e explanações, aos Colaboradores e Apoiadores, aos nossos Mantenedores, às pessoas que compareceram nas palestras, e aos Voluntários do OSB Irati, que viabilizaram a realização deste Evento. Tivemos a participação total de 414 pessoas nos 5 dias, o que nos deixa extremamente felizes, a expectativa de público poderia até ser maior, mas sabemos se tratar de um processo lento. Um dia teremos a casa cheia!

Nosso muito obrigado a todos!

Todos os participantes receberam certificação.

Click aqui para verificar as imagens do evento.

ObservatórioSocial do Brasil - Irati/PR

Conheça mais o OSB Irati/PR e sua importância para a Comunidade Iratiense.

Trav. Frei Jaime, 40 - Centro
CEP: 84500051
Telefone: (42) 99985-0385
E-mail: irati@osbrasil.org.br