Atuação do OSB Irati/PR leva o TCE-PR a fazer recomendação a Prefeitura de Irati

O certame, realizado em maio do ano passado, teve como objetivo a contratação de empresa para promover eventos de rodeio crioulo, pelo valor máximo global de R$ 181.513,33. Conforme a representação, a administração municipal deixou de cumprir requisitos formais para execução do processo licitatório.

24 de março de 2020 10:00

Com o auxílio do controle social, o Tribunal de Contas do Estado do Paraná recomendou que a Prefeitura de Irati cumpra, em suas futuras licitações, os requisitos formais necessários a tais procedimentos. A medida foi decidida pelo Pleno do TCE-PR ao julgar parcialmente procedente Representação da Lei nº 8.666/1993 (Lei de Licitações e Contratos) interposta pelo Observatório Social do Brasil – Irati/PR a respeito do Pregão Eletrônico nº 50/2019.

O certame, realizado em maio do ano passado, teve como objetivo a contratação de empresa para promover eventos de rodeio crioulo, pelo valor máximo global de R$ 181.513,33. Conforme a representação, a administração municipal deixou de cumprir requisitos formais ao longo da realização da disputa.

Entre estes, estão a falta de apresentação de justificativa para o lançamento da licitação; as assinaturas a posteriori do documento de dotação orçamentária e do parecer jurídico por contador e advogado do município, respectivamente; e a fundamentação insuficiente do parecer jurídico.

Tais falhas formais apontadas pela entidade de controle social foram consideradas procedentes pelo relator do processo, conselheiro Ivan Bonilha. Ele votou de acordo com a instrução da Coordenadoria de Gestão Municipal (CGM) do TCE-PR e com o parecer do Ministério Público de Contas (MPC-PR) sobre o caso.

Os demais membros do Tribunal Pleno do TCE-PR acompanharam, de forma unânime, o voto do relator, na sessão de 29 de janeiro. Não houve recurso contra a decisão contida no Acórdão nº 181/20 – Tribunal Pleno, veiculado no dia 6 de fevereiro, na edição nº 2.235 do Diário Eletrônico do TCE-PR (DETC). O processo transitou em julgado em 5 de março.

Confira abaixo a publicação na integra do Acórdão nº181/20.

Matéria original:  https://www1.tce.pr.gov.br/noticias/atuacao-de-observatorio-social-leva-o-tce-pr-a-fazer-recomendacao-a-irati/7739/N

FONTE: TCE/PR

Confira também em: https://nossagente.info/2020/03/10/atuacao-de-observatorio-social-leva-o-tce-pr-a-fazer-recomendacao-a-irati/

FONTE: Nossa Gente

E também em: http://osbrasil.org.br/atuacao-de-observatorio-social-leva-o-tce-pr-a-fazer-recomendacao-a-irati/

FONTE: Observatório Social do Brasil

ObservatórioSocial do Brasil - Irati/PR

Conheça mais o OSB Irati/PR e sua importância para a Comunidade Iratiense.

Trav. Frei Jaime, 40 - Centro
CEP: 84500051
Telefone: (42) 99985-0385
E-mail: irati@osbrasil.org.br